Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao

decoupage em relevo com pasta de modelagem

Compartilhe
BarataCriativa
.
.

Cavalo

decoupage em relevo com pasta de modelagem

Mensagem por BarataCriativa em Ter Jul 13, 2010 4:37 pm

Cá estou eu a fazer novas perguntas.... :

é que eu vi numa loja uma caixinha de decopage com relevo, mas não é o relevo que tradicionalmente compramos nas lojas, por aquilo que a sra. me explicou é uma pasta de modelagem que colocam por baixo e depois colam o guardanapo, o efeito era fantastico porque recriava as penas de uma ave. Mas tenho duvidas sobre este processo ( não encontrei nenhuma informação na net) , pelo que eu percebi tenho que recortar numa folha o formato da ave ( por exemplo) fazer um montinho com pasta com o formato da ave e deixar secar 24 h, e antes de ficar seco colar o guardanapo, depois com os dedos fazer o formato que queremos mesmo por cima do guardanapo, por exemplo o formato das penas.... Mas isto não irá rasgar o guardanapo??? será que me podem ajudar a perceber melhor esta técnica ????

Carla
marina-arts
.
.

Cachorro

Re: decoupage em relevo com pasta de modelagem

Mensagem por marina-arts em Ter Jul 13, 2010 9:11 pm

Será que não é a pasta de silicone? Já fez algo com ela? è muito usada na arte francesa e pode ser usada com guardanapos e dar a forma desejada, espero que seja, bjs
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qua Jul 14, 2010 8:21 am

Pois deve ser o que a Marina disse, deve ser silicone que colocas e normalmente faz-se três camadas por isso convém ter três guardanapos iguais....é como fazer três D, mas com gurdanapo em vez de papel.
BarataCriativa
.
.

Cavalo

Mensagem por BarataCriativa em Qua Jul 14, 2010 10:35 am

Na loja venderam-me pasta para modelagem da acrilex, para servir de base ao guardanapo, por isso não é necessário 3 guardanapos iguais apenas um , o outro é só para saber a quantidade de pasta a ser utilizada.
Mas eu vou tentar saber mais informaçoes e se encontrar aviso-vos.
Obrigada pela Ajuda
Carla
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qua Jul 14, 2010 11:15 am

Sim isso é outra forma de dar volume ao guardanapo, mas não deiches biquinhos na pasta de modelar tenta colocar bastante porque depois de seca ela encolhe um pouco e tenta alisar nem que seja com o dedo para depois não furar o gurdanapo...também é muito giro é colar o gurdanapo ou estampa e depois colocar por cima modpage, cobre-se a estampa toda fica tudo branco mas não te assustes porque não estás a estragar, depois de seco fica transparente, podes ir pondo várias vezes, ap´+os secagem sempre até ter o volume pretendido, dá um efeito muito giro...não dá bem para ver, mas eu tenho uns albuns publicados assim.

Bjokas
PS.e já agora depois de pronto é favor mostrar
SofiaArcoIris
.
.

Rato
. : Janeiro 2010

Mensagem por SofiaArcoIris em Qua Jul 14, 2010 2:03 pm

Deve haver alguma técnica para fazer isso.
Quando comecei a ler a tua dúvida o que pensei logo foi que, ao colar o guardanapo, o mesmo acabava por rasgar.
Vou ficar à espera para ver se encontras alguma boa explicação.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qua Jul 14, 2010 5:11 pm

Não rasga não, aplica-se o guardanapo normalmente, claro que se ficar uns biquinhos da massa depois de seca vai furar o guardanapo, por isso tentar alisar o mais possivel a pasta de modelar.
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qua Jul 14, 2010 5:22 pm

Um dia destes ainda hei-de experimentar.
No artesanato, estamos sempre a aprender.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qua Jul 14, 2010 5:34 pm

fica muito giro...mas tens que ter aqueles cuidados...experimenta que vais gostar
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qua Jul 14, 2010 5:36 pm

Preciso de tempo e inspiração.
Vamos a ver quando vou conseguir reunir essas 2 condições.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qua Jul 14, 2010 5:44 pm

Nas tuas férias
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qua Jul 14, 2010 5:47 pm

Quais férias?!!!...
Só vou ter 2 semanas e será para pinturas em casa.
Este ano não tenho férias, miga.
BarataCriativa
.
.

Cavalo

Mensagem por BarataCriativa em Qua Jul 14, 2010 6:34 pm

Bem, Nazaré adorei as tuas dicas ... .. vou experimentar, queria apenas colocar outra questão devo colar o guardanapo depois de da pasta de modelar estar bem seca ou antes que ela seque completamente??? e quanto tempo demora +/- a pasta de modelar a secar????.
eu costumo usar a cola para decoupage da UHU será que é a mais indicada para colar o guardanapo por cima da pasta de modelar???
e é verdade q se colar o guardanapo antes da pasta de modelar secar posso adaptar a massa ao desenho do guardanapo, por exemplo dar mais relevo a um chapeu ou algo do genero.
Desculpa a quantidade de perguntas mas eu sou muito curiosa e como não encontro respostas quando encontro alguem que percebe de um assunto acabo por fazer muitas perguntas....
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qua Jul 14, 2010 9:20 pm

De todas as tuas perguntas, só te posso responder a uma.
Costumo colocar a pasta de modelar à noite e deixo a secar toda a noite. No dia seguinte já está seca.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qui Jul 15, 2010 8:24 am

Olá Baratinha Bom Dia

Olha amiga a pasta convem estar seca para não manchar o guardanapo e para ele não se desfazer, pois como já sabes é tão fininho que não convém muitas molhadelas....
A pasta até seca rápido, mas tudo vai depender da quantidade, se o teu objectivo é que fique gorducho vale mais esperar 48h para teres a certeza que está seca, mas como está muito calor talvez as 24h seja suficiente.
Podes colar o guardanapo com essa cola ou a termolina.
Outra coisa quando a pasta secar confirma se está com o volume que pretendias se não reforça com mais um pouco e isso ao fim de 24h já vês perfeitamente.
Eu agora quando tiver um tempinho vou experimentar uma técnica com o guardanapo que é a técnica italiana, tambéms faz coisas muito giras mas é diferente disto que estamos a falar.
Bjokas e espero ter ajudado.
BarataCriativa
.
.

Cavalo

Mensagem por BarataCriativa em Qui Jul 15, 2010 10:45 am

Obrigada a ambas as vossas dicas tem sido muito uteis, vou colocar a mão na massa e depois mostro-vos o resultado. Por acaso essa técnica não conheço mas vou averiguar...
Beijinhos
Carla
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qui Jul 15, 2010 10:49 am

Decoupage italiana faz trabalhos lindíssimos.
Já há alguns meses que comprei dracalon para experimentar mas lá está à espera de inspiração.
Já há por aqui um vídeo sobre esta técnica.
Fui à procura e encontrei onde está o vídeo. Podes vê-lo aqui http://atelierdasartes.forumeiros.com/passo-a-passo-f12/decoupage-italiana-pap-t1787.htm.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qui Jul 15, 2010 11:11 am

Ficamos à espera Baratinha....
E Livra-te de não mostrares

Também eu Sofia...mas não tenho tido nem tempo nem paciência....para experimentar, a unica coisa que já fiz foi dar a gola laca no guardanapo...
NokasFx
.
.

Cabra
. :

Mensagem por NokasFx em Qui Jul 15, 2010 11:53 am

Tive a ler os vossos posts, não estou a ver o que a Carla quis dizer. Por acaso fica tipo um gel por cima do guardanapo?
hoje recebi uma prenda, do meu aniversário, e a nina enviou-me uma caixa que por cima do guardanapo tem tipo um gel. Eu adorei! é disso que falam?
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qui Jul 15, 2010 11:56 am

Não, Nokas.
É mesmo colocar pasta de modelar directamente na madeira e, depois, é que colar o guardanapo por cima.
Mas, para isso, terá de se "riscar" a área equivalente à imagem da qual queremos fazer o relevo para, depois, se colar o guardanapo por cima e ficar com esse relevo. Fica tipo 3D.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qui Jul 15, 2010 12:38 pm

Mas o gel que a Nokas está a dizer pode ser tipo o modpage....fica muito brilhante e dá ideia de relevo, não é nokas?
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qui Jul 15, 2010 12:51 pm

Também uso uma coisa que não me lembro do nome, para dar relevo por cima do guardanapo e que fica brilhante, mas sei que não é modpage.
Salvo erro, chamam-lhe verniz 3D.
SofiaArcoIris
.
.

Rato

Mensagem por SofiaArcoIris em Qui Jul 15, 2010 12:52 pm

Esqueci-me de dizer que o que uso existe em várias cores.
Nazaré Aquino
.
.

Dragão
. :

Mensagem por Nazaré Aquino em Qui Jul 15, 2010 1:07 pm

Deve ser Sofia, o que falo fica sempre transparente...e faz o efeito de outros produtos que vão saindo no mercado e que são bem mais caros....
BarataCriativa
.
.

Cavalo

Mensagem por BarataCriativa em Qui Jul 15, 2010 3:53 pm

Bem, gostei da vossa conversa ... é que me deram umas ideias para fazer relevo sem usar a pasta de modelar, esse material modpage é muito caro? é facil de usar? outro dia falaram-me de uma "cola" que se pode por em cima do guardanapo e também dará relevo. conhecem???

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Ago 19, 2018 10:50 am