Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao Cozer FIMO Forum_10


Participe do fórum, é rápido e fácil

Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao Cozer FIMO Forum_10

Atelier das Artes

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+2
magiadascores
Mel
6 participantes

    Cozer FIMO

    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 10:26 am

    Olá!

    Ando a fazer trabalhos em FIMO e Cernit ha pouco temmpo mas tenho tido alguns problemas após a cozedura.....

    Ou as peças ficam meio moles, depois de arrefecerem no forno, ou ficam quebradiças (basta um toque e partem-se, parece que secam), o que me deixa muito triste pois, depois de horas de trabalho, vejo tudo a ir por água abaixo!

    Não consigo perceber o que faço mal.....tenho um forno electrico so para o Fimo. Marco a temperatura entre os 120/ 130graus e ja experimentei cozer 10, 15, 20 e 25 minutos e o resultado é sempre o mesmo: nao posso descuidar-me ou as peças partem-se com a maior facilidade!

    O que estarei a fazer mal? Terei que pre-aquecer o forno e só depois colocar as peças? Estou a fazer bem em deixar arrefecer dentro do forno? Preciso da vossa experiencia!

    Obrigada!
    magiadascores
    magiadascores
    .
    .


    Cachorro
    Mensagens : 9184
    . : Cozer FIMO Mais_a10

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por magiadascores Qua Jul 27, 2011 11:03 am

    Olá Mel, eu não te posso ajudar nessa área porque não percebo muito de fimo, mas, temos aqui meninas que sabem e logo que possam vem explicar-te de certo Cozer FIMO 602762
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 11:08 am

    Olá! Óptimo: obrigada!

    ando mesmo triste de ver os meus trabalhinhos a serem destruidos ao mínimo toque, depois de levar tanto tempo a fazê-los! Agradeço mesmo muito qualquer dica. Cozer FIMO 534553256
    magiadascores
    magiadascores
    .
    .


    Cachorro
    Mensagens : 9184
    . : Cozer FIMO Mais_a10

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por magiadascores Qua Jul 27, 2011 11:13 am

    De nada miga, estamos cá é para ajudar no que podermos Cozer FIMO 602762
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 11:17 am

    Cozer FIMO 1035329344
    CRIBEIRO
    CRIBEIRO
    Colaboradora
    Colaboradora


    Tigre
    Mensagens : 1936
    . : Cozer FIMO Mais_a10

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por CRIBEIRO Qua Jul 27, 2011 11:22 am

    Mel, eu Fimo, é uma das coisas que nunca me aventurei a fazer, mas com certeza alguma menina te virá dar uma dica bjs bjs
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 11:35 am

    Olá, Cris!
    Eu já ando a fazer umas coisinhas bastante engraçadas, ao ponto de ter encomendas e tudo! Mas enquanto não tiver a garantia de que o produto tem qualidade, nao me atrevo a vendê-lo a ninguém! Fico à espera que alguém me dê umas luzes....isto de ser auto-didacta tem destas coisas!
    Beijinhos![b]
    MimosdaCarol
    MimosdaCarol
    .
    .


    Macaco
    Mensagens : 20466
    . : Cozer FIMO Mais_a10

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por MimosdaCarol Qua Jul 27, 2011 2:08 pm

    vou mover teu tópico ao local certo aqui dificilmente tenhas ajuda porque e um tópico de apresentação.. vou passar as duvida ali de certeza a Sofia vai ajudar-te
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 2:36 pm

    Compreendo bem o teu desespero proque também já passei por isso.
    Mas após inúmeras tentativas, lá consegui acertar com tempo/temperatura.
    Vou-te explicar como faço.
    Pré-aqueço o forno a cerca de 115ºC.
    Depois de bem quente, coloco o tabuleiro com as peças e programo 30 minutos.
    Tal como tu, também deixo arrefecer no forno.
    Outra coisa muito importante é colocar o tabuleiro o mais baixo possível e apenas com a resistência de cima.

    Espero ter ajudado e, depois, quero ver esses trabalhinhos.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 2:45 pm

    Sofia,
    nem imaginas o quanto te agradeço pelas dicas: obrigada!!!!
    Tem sido um desespero, ver os meus trabalhos a desfazerem-se nas minhas mãos.....como tu bem sabes, levam tanto tempo a fazer e depois para desfazer...1 segundo!

    Vou seguir as tuas dicas já na próxima fornada. Há uma série de coisas que tenho que mudar, pelos vistos. Mesmo assim, já tenho algumas fotos de trabalhinhos que fui fazendo (antes de lhes mexer muito, claro... :-P).
    Como faço para que as imagens cheguem aqui? (sou mesmo inesperiente nisto, vao ter que ter alguma paciencia aqui c a caloira. tá bem?)

    Mais uma vez: Muito obrigada!
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 2:49 pm

    Não tens nada qeu agradecer.
    Também sou uma auto didacta e errei bastante até chegar onde cheguei e não custa nada ajudar quem precisa.

    Para colocares fotos, vê neste tópico que explica muito bem https://atelierdasartes.forumeiros.com/t867-como-colocar-as-fotos-dos-nossos-trabalhos-no-forum-actualizado-08-11-2009.
    Se, mesmo assim, tiveres alguma dúvida, cá estarei para te ajudar.

    Boa sorte com a próxima fornada.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 2:57 pm

    Eu faço isto mesmo por amor á arte, pois nao tenho muito tempo (a minha profissão leva-me 9horas e meia todos os dias, infelizmente) e também estou sempre a incentivar toda a gente a experimentar e a partilhar este gosto comigo.
    É gratificante saber que, tal como eu, há outras pessoas a quererem que haja cada vez mais gente a dar largas à imaginação. Sou apenas uma curiosa mas no que puder ajudar, também estou sempre disponível.

    Já agora: se eu meter as fotos na galeria, as outras pessoas também têm acesso, certo?
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 3:06 pm

    O fimo foi uma das últimas coisas que experimentei porque, para além disso, também faço decoupage, trabalho com biscuit (desde que comecei com o fimo o biscuit ficou mais de lado), trabalho com feltro, tecido, já fiz malas em trapilho e faço convites, livros de honra e outras coisas que já são tantas, que nem me lemmbro. Cozer FIMO 602762

    Disto tudo, a única coisa que fui aprender foi mesmo a trabalhar com biscuit porque tudo o resto tem sido por pesquisas na net e a perguntar a quem faz.

    Em relação às fotos da galeria, as outras pessoas também vêem, mas têm sempre mais visibilidade nos tópicos, uma vez que é aí que as pessoas procuram por novos trabalhos.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 3:17 pm

    Fazes tanta coisa! Parabéns!

    Eu, na adolescência, também aprendi uma série de técnicas para fazer pintura em porcelana, estanhos, quadros 3D, etc, com uma vizinha que tinha aulas de artes decorativas na altura.

    Faço ponto-cruz desde os 12 anos e isso vou fazer para o resto da vida: herança da avó! tenho sempre um trabalhinho em mãos. Agora tou a fazer a ceia de cristo desde outubro, uma encomenda para os meus tios. :-)

    Entretanto, re-descobri as artes através de uns workshops perto da minha nova casa e tou de volta ao activo! Quando fiz o do Fimo, fiquei com a sensação que é mesmo a minha vocação. Gosto mesmo de ver os trabalhinhos acabados e do desafio de conseguir fazê-los. Apenas faço Fimo ha uns 2 meses mas já têm saido umas coisas engraçadas...só tenho pena de nao ter mais tempo para treinar.
    Meti umas fotos na galeria (tenho que ver o video que me mandas-te com mais atenção para conseguir meter as fotos aqui), onde podes ver alguns dos meus primeiros trabalhos.

    Espero poder contribuir com alguma coisa para ti, embora seja muito mais inexperiente. Quem sabe, fotos de alguma ideia para trabalhos, dicas ou qq coisa.... Cozer FIMO 602762
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 3:24 pm

    Só falei daquilo que comecei a fazer há cerca de 3 anos porque, quando era miúda, aprendi a fazer crochet, malha, costura e arraiolos, os quais fiz durante cerca de 20 anos e só deixei quando engravidei do meu filho, há cerca de 6 anos.

    Não faço grande coisa em fimo. É mais botões. Para além dos botões, já forrei umas canetas, que até ficaram engraçadas.
    Para coisas maiores continuo a preferir o biscuit, por poder usar isopor, de forma a poupar na massa. No fimo tenho receio que arda no forno.

    Já estive a ver a tua galeria e gostei muito dos teus trabalhinhos.
    Tens meso muito jeito.
    Parabéns.
    Espero que, com as minhas dicas, consigas que os meus fiquem de forma a poderes comercializá-los.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 3:43 pm

    Eu também sou muito de agulhas: ponto-cruz, fuxicos, feltros,....

    O biscuit é desconhecido para mim, apenas fiz estas coisinhas em fimo mas tenho gostado bastante da experiencia.

    Tenho uma série de pedidos de encomendas através da professora do workshop que fiz mas nao posso de maneira nenhuma aceitá-las sem conseguir dar garantia que os produtos têm alguma qualidade senao fica ela mal vista e eu tambem.

    Obrigada pelos elogios: não tenho ainda muita técnica mas como vou tentando e tentando, lá vai saindo qualquer coisa.

    Este fim-de-semana já vou fazer mais umas coisinhas, para testar novamente o forno...vamos la ver. Estou curiosa! O tempo é que é curto....saio de casa às 7.30 da manha e so chego por volta das 20h.....durante a semana torna-se apertado mas mesmo assim, às vezes dá-me o "bichinho" e lá vou eu! Espero começar a aceitar umas coisinhas com confiança, com as tuas dicas. :-)
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 3:59 pm

    Em termos de maleabilidade, gosto bem mais do biscuit, mas como é algo que seca ao ar e tem de se ir ajeitando para que as várias partes não descolem, torna-se um trabalho muito moroso.
    Já o fimo, leva mais tempo a fazer do que a cozer.

    Também não aceito encomendas sem ter a certeza de que o artigo tem qualidade porque quandoo compro,, também não gosto de ser enganada.

    Tal como tu, quando estou a trabalhar (estou de baixa desde Março), como passo a semana fora de casa, 2 dias é sempre muito pouco para tudo o que uma mulher tem para fazer em casa e ainda para as manualidades. Por isso, acabo sempre por me deitar tardíssimo, para poder fazer alguma coisa daquilo que realmente gosto de fazer.

    Espero mesmo que as minhas dicas te sejam úteis. Pelo menos, no meu forno funciona.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Qua Jul 27, 2011 4:30 pm

    Diz-se que quem corre por gosto, nao cansa.......no nosso caso é mais: cansada sim, mas feliz!

    Assim que experimentar a cozer umas peçinhas novamente, conto-te logo como correu! Se resultar, é mérito teu! ;-)
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua Jul 27, 2011 4:47 pm

    Só ficamos mais cansadas por o tempo não esticar.
    Mas tens razão: quando fazemos aquilo que gostamos, nem sequer damos pelo cansaço. Cozer FIMO 602762

    Se resultar, o mérito será todo teu, linda.
    Eu apenas te disse como resulta comigo.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Seg Ago 01, 2011 4:38 pm

    Olá, Sofia!

    Olha, para te por a par dos meus trabalhinhos: acabei por comprar um forno novo e agora está td ok!
    Mas.....estou a cozer a 80graus, 10 minutos! Mais do que isso e queima tudinho!

    Finalmente, estou a fazer trabalhos que até podem cair ao chao e nao se partem! :-)

    Beijinhos!
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Seg Ago 01, 2011 4:41 pm

    Ainda bem que já consegues fazer peças resistentes.
    Como nem todos os fornos são iguais, há sempre que fazer tentativas até acertarmos.
    Nas embalages de fimo diz 30 minutos a 130ºc, mas nunca deixei cozer a mais de 115.
    Por acaso, vou agora mesmo colocar uma fornada a cozer.
    Já há algum tempo que não faço nada em fimo, vemos a ver como corre proque ainda tenho de fazer mais 30 peças iguais.
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Seg Ago 01, 2011 4:49 pm

    Acabei de meter fotos dos trabalhinhos deste fim-de-semana na minha galeria.....
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Seg Ago 01, 2011 4:53 pm

    Vou já ver.
    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por SofiaArcoIris Seg Ago 01, 2011 4:56 pm

    Acabei de ver e aodrei os teus novos trabalhinhos.
    A Miss Piggy e o Cocas estão um espectáculo.
    Também já os fiz, mas de corpo inteiro, e deu-me mais trabaçho fazer o Cocas do que a Miss Piggy.
    Como é que fazes aquela bonequinha com os braços e pernas em fio? Levas logo tudo a cozer ou colas o fio depois de cozido?
    avatar
    Mel
    .
    .


    Cavalo
    Mensagens : 20

    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Mel Seg Ago 01, 2011 4:58 pm

    O fio é encerado, derrete no forno. Marco os furos e colo no fim, com super-cola.

    Tenho uma encomenda de 56 piggys e cocas desses.......acho k vou ganhar um odio de estimaçao à porquinha mas pronto.... Vou ter que fazer tb o topo do bolo: isso é k vai ser um desafio!

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda Re: Cozer FIMO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 1:43 pm