Material necessário:
1/8 de bloco de FIMO verde (53)
1/8 de bloco de FIMO azul (39)
1/8 de bloco de FIMO azul (33)
1/8 de bloco de FIMO laranja (42)
1/8 de bloco de FIMO rosa (22)
1/8 de bloco de FIMO roxo (63)
2/8 de bloco de FIMO marrom (75)
2 blocos de FIMO branco (0)
rolo de massa de biscuit
agulha grossa de tapeçaria
gilete ou estilete
um quadrado de vidro ou uma pedrinha de mármore (opcional)
ralador ou processador de uso exclusivo para massa
pau de laranjeira
tempo de execução: 2h30
Deixe o rolinho descansar por ao menos 3 horas antes de parti-lo. Eu sempre deixo de um
dia para o outro, pra não estragar o desenho. Corte as peças do tamanho desejo, fure e asse.
Variações: você pode mudar as cores, optando sempre por cores próximas como tons de vermelho
, laranja, amarelo... ou pode usar uma das cores sem ser em tom pastel, para realçá-la,
como o verde da folha.
1/8 de bloco de FIMO verde (53)
1/8 de bloco de FIMO azul (39)
1/8 de bloco de FIMO azul (33)
1/8 de bloco de FIMO laranja (42)
1/8 de bloco de FIMO rosa (22)
1/8 de bloco de FIMO roxo (63)
2/8 de bloco de FIMO marrom (75)
2 blocos de FIMO branco (0)
rolo de massa de biscuit
agulha grossa de tapeçaria
gilete ou estilete
um quadrado de vidro ou uma pedrinha de mármore (opcional)
ralador ou processador de uso exclusivo para massa
pau de laranjeira
tempo de execução: 2h30
1. Rale no ralador (exclusivo para uso com a massa) ¼ de branco + cada uma das cores separadamente, exceto o marrom, que deverá ser ralado com ½ branco. Eu usei um processador de comidas que tenho só pra isso, porque facilita, mas o ralador ou o simples partir miúdo das cores surte o mesmo efeito. Faça uma bolinha de cada uma das misturas. Abra cada mistura, deixando ou não que fique homogênea, dependendo do efeito que queira atingir; | |
2. Faça um rolo com a mistura laranja, de uns 25cm. O laranja vai servir de miolo para todas as flores; | |
3. Corte 5 rolinhos de 5cm cada; | |
4. Abra a primeira cor bem grossa e encape o primeiro miolo; | |
5. Corte as sobras; | |
6. Repita o mesmo procedimento com as outras cores, exceto o marrom e o verde; | |
7. Não se preocupe se um lado ficar mais grosso que o outro, pois a flor será mesmo disforme; | |
8. Role a massa verde bem fininha e um pedaço da massa marrom; | |
9. Com o auxílio de um pau de laranjeira, faça uma marca na massa; | |
10. Preencha a marca com o rolinho marrom e o verde, alternando-os; | |
11. Você pode usar dois palitos ao mesmo tempo, pra fazer uma marcação de cada lado simultaneamente; | |
12. Encape com a massa marrom bem fininho, cada rolinho de flor; | |
13. Corte as flores em espessuras distintas e junte-as num só rolo. Você pode encapar bem fino ou não o rolo todo pronto com a massa marrom. Eu encapei a metade e deixei a outra sem encapar, pra ter dois efeitos distintos. |
Deixe o rolinho descansar por ao menos 3 horas antes de parti-lo. Eu sempre deixo de um
dia para o outro, pra não estragar o desenho. Corte as peças do tamanho desejo, fure e asse.
Variações: você pode mudar as cores, optando sempre por cores próximas como tons de vermelho
, laranja, amarelo... ou pode usar uma das cores sem ser em tom pastel, para realçá-la,
como o verde da folha.