Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao história do biscuit (Porcelana Fria) Forum_10


Participe do fórum, é rápido e fácil

Atelier das Artes

Introduza o seu User Name e Passowrd
Se ainda não é usuário por favor faça o seu Registo e de seguida faça também a sua apresentação pois só assim nós podemos conhecer todos os nossos membros...

Bem Vindo(a) ao história do biscuit (Porcelana Fria) Forum_10

Atelier das Artes

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    história do biscuit (Porcelana Fria)

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    história do biscuit (Porcelana Fria) Empty história do biscuit (Porcelana Fria)

    Mensagem por Convidad Sex maio 08, 2009 11:05 pm

    A história da porcelana começou na China, por volta do inicio do século III d.C., durante a dinastia Han. Era uma massa basicamente composta de fedlspato e caulim, caracterizada por sua alvura, dureza e um aspecto translúcido.
    Graças às viagens de Marco Pólo, o ocidente teve a oportunidade de conhecer essas peças em porcelana.
    Durante muito tempo, a Europa dedicou-se a imitar a porcelana oriental.
    Países como a França e a Itália desenvolveram a chamada porcelana fina artificial, no fim do século XVI.
    No começo do século XVIII, na cidade alemã de Meissen, um alquimista, Johann Böttger encontrou numas escavações de um jazigo, uma espécie de argila branca com alto teor de caulim. Böttger começou a fabricar pequenas peças semelhantes às da porcelana chinesa. A produção da manufactura de Böttger e de outros alquimistas, ceramistas e modeladores da mesma cidade, deu a Meissen o título de Cidade da Porcelana.
    A meados do século XVIII, na França, criou-se uma produção tipicamente francesa de porcelana, com um brilho aveludado e uma aptidão para receber ricas decorações policromáticas, como flores e passarinhos. A história do biscuit vem por volta dessa época, em que os artesãos estavam sempre à procura de materiais que pudessem misturar àquela argila branca, barateando um pouco o seu custo, com a qualidade, a beleza e a durabilidade da porcelana fina, também conhecida como “faiança” (louça esmaltada ou vidrada).
    Na Itália havia uma massa tradicional, feita de farinha água e sal, conhecida como “pasta di sale”. Com essa massa, os italianos faziam pequenas e delicadas esculturas, retratando o dia-a-dia da época.
    Mas foi pela insistência em descobrir uma massa ideal para trabalhar os objectos, que os artesãos continuaram a pesquisar materiais que pudessem ser misturados à massa, como a cola, por exemplo, para lhe dar resistência e durabilidade e pudessem também receber pintura e certos tipos de acabamentos brilhantes. Foi assim que artesãos da América Latina e Europa chegaram à maleabilidade da massa do biscuit, também conhecida como “porcelana fria”, por não ser necessário queimá-la em fornos especiais com altas temperaturas, como as porcelanas tradicionais.O biscuit, é uma massa branca translúcida sumamente maleável. Tem grande plasticidade o que permite com ela conseguir lâminas muito finas, o que a converte num material ideal para moldar um mundo de possibilidades, desde arranjos florais, pequenas lembranças até a realização de grandes esculturas.

    SofiaArcoIris
    SofiaArcoIris
    .
    .


    Rato
    Mensagens : 19144
    . : Janeiro 2010

    história do biscuit (Porcelana Fria) Empty Re: história do biscuit (Porcelana Fria)

    Mensagem por SofiaArcoIris Qua maio 13, 2009 10:31 am

    Por acaso já conhecia a história do biscuit.
    Gosto de saber a origem das coisas.
    Beijocas
    Sofia

      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 12:45 pm